A Luta Continua é a nova música que junta Prétu, como se identifica agora Chullage, e Tristany. Depois terem colaborado em acliclas e VERDE 1, no álbum de Tristany, surgem novamente juntos nesta nova forma de fazer Hip-Hop.

A colaboração já tinha sido anunciada através de vídeos manifesto realizados por Mónica Miranda. Com uma alusão ao passado, à guerra de libertação dos povos colonizados, em particular, apontam para a necessidade da continuação dessa luta no presente.

Com uma sonoridade que me arrisco a definir como pan-afro-futurista, ela encoraja-nos a descobrir mais sobre o passado para que se possa caminhar em frente. Só munidos com o conhecimento dos ancestrais se pode combater no presente por um futuro diferente. É mesmo nessa luta que se inspiram, nomeadamente no último discurso de Amilcar Cabral transmitida pela Rádio Libertação, em janeiro de 1973.

Cientes de que o colonialismo ainda se reproduz, através do racismo, por exemplo, apelam à continuação da luta pela libertação das amarras que ainda persistem. É música de resistência e de esperança.

A faixa sai sob o selo da Hangar Music e está disponível em todas as plataformas digitais.