Bem vindos ao Spotlight #4. Esta semana os holofotes apontam para o único projeto de 9 Miller até hoje, 4 anos após a sua subida para o sucesso como rapper. Segue abaixo, como já é costume, a lista de reprodução com os temas do EP.

Depois de Limonada e bastantes singles, entre eles “Filho da Guida”, tema que deu início ao beef com Piruka e, sem dúvida, catapultou o ex-participante da Liga Knockout para o estrelato, 9 Miller nunca chegou a lançar um projeto. O tão prometido “Filho da Guida” teve vários avanços, datas previstas, teasers e temas interpretados ao vivo que nunca chegaram a ver a luz do dia. Pelo menos, até hoje. Surge, assim, “Carne de Cão”, um EP para saciar a fome dos fãs de 9 Miller. Com o lançamento do projeto veio, também, a luz ao fundo do túnel: o álbum “Filho da Guida” fica para 2021.

A primeira interação que tivemos com “Carne de Cão”, ainda que sem o saber, foi com o single “Só Eu Sei” em fevereiro deste ano que nos abandona. Este tema conta com duas participações de peso, a estrela em ascensão T-Rex, que criou um refrão celestial, e o OG Phoenix RDC, que atribuiu uma substância de barras difícil de igualar. O instrumental feito à medida ficou a cargo de Beatoven. Conta com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

“Carne de Cão” é, pura e simplesmente, uma amostra da grande paleta de cores que é 9 Miller. Cada tema mostra uma vertente diferente do hip hop e da sua escrita, e acaba por merecer uma nota 10/10 no que toca a criatividade e versatilidade. Se há característica que até hoje foi constante no Spotlight, é a versatilidade. O rapper da Real Caviar vai desde o boom bap mais clássico ao trap mais moderno ou ao drill mais fraturante. com faixas como “Life”, com produção de benji price, em que se apresenta mais calmo e reflexivo, a “UAU”, produzida por Mizzy Miles e James Gold onde os sons de pinball nos levam aos temas mais pimp de T.I.

Claramente, a estrela mais brilhante do EP é “Wappa/Frozen”. Produzidos por Mizzy Miles, estes 2 temas num só são uma demonstração efusiva e disjuntiva quando postos contra a primeira música do EP. São barras atrás de barras, flex, e flow loucos. O videoclipe, produzido por Clout, é uma demonstração perfeita do imaginário que o tema nos apresenta. É 9 Miller na sua plenitude, com cameos de Minguito e MAD, figuras pilares do drill em Portugal.

Agir, o boss da Real Caviar, é presença no instrumental de 3 dos temas, sendo um deles “Pensa Bem”, uma prova de visão retrospectiva no que toca à vida nas ruas, um tema cru e duro que representa uma vida que muitos vivem em vão, sem fazer ideia de que a estão a apostar. Uma música curta que preenche.

No final de tudo, vemos que “Carne de Cão” apresenta 9 Miller como um jack of all trades. Que faz o que lhe apetece, no estilo que lhe apetece e com o conteúdo que lhe apetece, quer seja bem visto ou não. Quer apele aos old heads ou aos mais novos. 9 Miller não se encaixa em caixas, quebra barreiras e, felizmente, representa a liberdade que a arte deve ter. Obrigado.